Explorando o mundo das rochas.
  1. Mídias
  2. Neck vulcânico de Ipojuca

Neck vulcânico de Ipojuca

Publicado por Aléssio

no dia 12/07/2020

287 visualizações

0 comentário

Neck vilcânico Ipojuca

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Vulcões em Pernambuco? Sim, mas a muito tempo extintos. Um dos principais vestígios de uma época de intensa atividade vulcânica, que ocorreu a aproximadamente a 102 milhões de anos atrás, durante o Cretáceo, fica no município de Ipojuca, no meio de um canavial [1].

Este grande afloramento rochoso de quase 50 metros de altura, que fica na margem do Rio Ipojuca, é chamado de neck vulcânico e se refere à garganta do vulcão, que ficava logo abaixo da cratera, que não existe mais. Estas rochas vulcânicas fazem parte da Província Magmática do Cabo. Provavelmente a movimentação de magma na região a mais de 100 milhões de anos atrás estava relacionada ao processo de ruptura do Supercontinente Gondwana e separação gradual entre a America do Sul e o continente africana, formando o Oceano Atlântico [2].

Existe uma pequena trilha lamacenta que permite chegar ao topo do neck vulcânico.

Marcadores do autor

Observações

[1Guimarães, T. O., Gorki, M., & Sá, A. A. E. (2017). Inventário e avaliação qualitativa como subsídio à geoconservação e ao geoturismo: Litoral Sul do Estado de Pernambuco (Nordeste-Brasil)(Inventory and qualitative evaluation for geoconservation and geoturism: Southern Coast of the estate of...). Revista Brasileira de Geografia Física, 10(4), 1218-1238.

[2Nascimento,M.A.L.; Souza,Z.S.; Arnosio,J.M.; Vasconcelos,P.M.P. 2008. Ignimbrito do Engenho Saco, Ipojuca, PE - Registro de vulcanismo explosivo cretácico na Província Magmática do Cabo. In: Winge,M.; Schobbenhaus,C.; Souza,C.R.G.; Fernandes,A.C.S.; Berbert-Born,M.; Queiroz,E.T.; (Edit.) Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil.

Comentar

Quem é você?
Conectar-se
Sua mensagem

Este formulário aceita os atalhos do SPIP [->url] {{negrito}} {itálico} e o código HTML . Para criar parágrafos, basta deixar uma linha em branco.